top of page
PLANEJAMENTO  SUCESSÓRIO – BUY SELL
O buy sell é a ferramenta mais eficiente na hora da morte de um dos sócios da empresa, pois garante a saúde financeira do negócio e o amparo da família.

 

Buy Sell é um plano Especial de Sucessão Empresarial, cujo objetivo é permitir a empresa pagar aos herdeiros legais o valor correspondente às cotas do sócio, em caso de falecimento.

 

É um seguro de vida indicado para sócios de uma mesma empresa, que se preocupam com o ingresso de pessoas da família do sócio falecido, como herdeiros do negócio. Esse seguro é dado como Garantia de Obrigação.

 

O Beneficiário é a própria empresa, de modo que a indenização é contabilizada como Patrimônio Líquido, gerando a verba necessária para a compra das cotas do sócio ausente.

 

 

Vantagens do Buy Sell

 

Para a empresa:

 

·         É uma “blindagem” que garante sua continuidade, preservando-a dos riscos envolvidos na entrada de pessoas ‘estranhas’ ao negócio. Evita situações desagradáveis, ou novos sócios indesejáveis.

 

·         É a forma mais eficiente de financiamento para compra da participação das cotas do sócio, no momento de uma morte. De baixo custo e fácil de administrar, evita um impacto negativo sobre o capital de giro da empresa, ou dos bens dos sócios;

 

·         A indenização é paga em um prazo de 30 dias após o envio da documentação necessária para análise e liquidação do sinistro.

 

·         Independente do regime contábil, lucro real ou lucro presumido, não haverá tributação, pois o valor da indenização é isento de imposto. No caso de pessoa jurídica, a indenização entra como Receita não Operacional.

 

Para os sócios:

 

·         Para o que morre, faz valer seu desejo de que o futuro financeiro da família não fique dependente do destino dos negócios ou dos mercados, definindo claramente o valor da participação do sócio na empresa.

 

·         Para os remanescentes, garante os recursos necessários para adquirir a parte do sócio ausente.

 

Para os herdeiros:

 

·         Garante o amparo necessário no caso da perda do seu provedor e a tranqüilidade de não se preocupar com a administração de um negócio que pode lhes ser estranho e complexo.

 

 

É fato e notório que muitas empresas não estão preparadas para a sucessão empresarial, no caso de morte de um dos sócios. Todo mundo pensa que essa hora não vai chegar, mas, quando chega, as empresas não têm prevista uma verba para comprar a cota do sócio ausente.

 

Estamos à inteira disposição para elaborar um estudo para sua empresa, posso adiantar que os custos deste planejamento são muito atraentes, principalmente frente à solução que representam.

bottom of page